Olá pessoal, vamos falar sobre um tema muito importante para os idosos: a Saúde Financeira. Com o passar dos anos, gerenciar as finanças pode se tornar um desafio ainda maior, mas com algumas dicas simples, podemos garantir que nossa vida financeira seja saudável e equilibrada. Vamos lá?
DICA 1 – FAÇA UM ORÇAMENTO:
O primeiro passo para manter a Saúde Financeira é criar um orçamento. Liste todas as suas despesas e receitas, incluindo aposentadoria, pensões e outras fontes de renda. Isso ajuda você a ter uma visão clara de sua situação financeira e a controlar seus gastos. Com o orçamento em mãos, você pode identificar onde estão sendo feitos gastos e começar a reduzi-los, por meio de uma analise e critério de prioridade.
DICA 2 – EVITE DÍVIDAS:
Evite o endividamento desnecessário. Evite empréstimos com juros altos, como cartões de crédito e empréstimos pessoais. Se precisar de um empréstimo, procure opções com juros mais baixos, como empréstimos consignados, que descontam as parcelas diretamente de sua aposentadoria ou pensão.
DICA 3 – INVISTA COM SEGURANÇA:
Ao investir suas economias, escolha opções alinhadas com o seu perfil comportamental, produtos de baixo risco, aqueles que foquem em segurança e liquidez, mas, caso sinta-se a vontade para um passo a mais, produtos de médio risco, podem ser opção, aqueles com liquidez, risco e previsibilidade. Assegure-se de que os investimentos escolhidos estão alinhados com seus objetivos financeiros.
DICA 4 – FIQUE ATENTO A POSSÍVEIS GOLPES:
Proteja suas finanças de possíveis golpes ou fraudes, mantendo suas informações pessoais e financeiras seguras. Certifique-se de não compartilhar informações de conta ou senhas com terceiros e mantenha um olhar atento as atividades suspeitas em suas contas. As vantagens do mundo digital nos expõem mais, também, portanto, nada de “apenas clique”.
DICA 5 – BUSQUE AJUDA PROFISSIONAL:
Se você está lutando para gerenciar suas finanças sozinho, pode ser útil procurar ajuda profissional. Especialistas financeiros, contadores ou ainda mentores podem ajudá-lo a gerenciar suas finanças de maneira mais eficaz e aconselhar sobre os cuidados com sua Saúde financeira. Até 2030, 1 em cada 6 pessoas no mundo terá́ 60 anos ou mais.
CONCLUSÃO:
Manter a Saúde Financeira é uma tarefa importante para todos, especialmente para os idosos. Atualmente a parcela da população com 60 anos ou mais é de aproximadamente 1,4 bilhões, frente a 1 bilhão em 2020. Em 2050, a população mundial de pessoas com 60 anos ou mais dobrará (2,1 bilhões).
