O que é Amor-Exigente?
Desde 1984, o Amor-Exigente (AE) atua como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos e às pessoas com comportamentos inadequados. Através de um eficiente programa de auto e mútua ajuda, o AE desenvolve preceitos para reorganização familiar, sensibilizando as pessoas e levando-as a perceber a necessidade de mudar o rumo de suas vidas a partir de si mesmas, proporcionando equilíbrio e melhor qualidade de vida. Como diz o seu lema: torna-las CADA VEZ MELHOR!
Este programa, que há 4 décadas funciona e dá certo, é praticado por meio de 12 Princípios Básicos, 12 Princípios Éticos. Espiritualidade Pluralista e Responsabilidade Social, através de reuniões semanais, cursos e palestras, sempre com a dedicação e comprometimento dos milhares de voluntários espalhados por todo o Brasil, Argentina e Uruguai, entre outros países.
Visando maior abrangência do seu movimento de proteção social, o Amor-Exigente expandiu seu programa, dando origem a ações especiais destinadas a públicos específicos:
- Prevenção – visa desestimular a experimentação e uso de tabaco, álcool e outras drogas através de uma abordagem educativa junto a pais, avós e professores para ajudar na formação de seus filhos, netos e alunos;
- Sobriedade – esse trabalho com abordagem distinta, destina-se especialmente às pessoas em processo de recuperação pelo uso e abuso de álcool e outras drogas;
- Amor-Exigentinho – proposta voltada para o público infanto-juvenil que utiliza o Programa Amor-Exigente (PAE) de forma lúdica, clara e objetiva, visando auxiliá-lo a adotar atitudes responsáveis e saudáveis;
- Sempre É Tempo – focado nos adultos da Maior Idade que muitas vezes passam pela “síndrome do ninho vazio ou com o desafio de cuidar dos netos enquanto os pais trabalham e/ou estudam;
- Cônjuges – destinados a pessoas em relacionamentos amorosos com usuários de álcool e outras drogas.
A história
Século 20, década de 60, nos Estados Unidos da América, Phyllis, uma competente psicóloga e dedicada mãe judia e seu marido. David York, um bom pai e professor de física, descobriram que suas filhas adolescentes muito amadas e bem-educadas estavam usando drogas. O comportamento das meninas mudara completamente. Perdidos, envergonhados e frustrados foram buscar ajuda profissional para solucionar seus problemas. Encontraram pessoas despreparadas e inábeis que, sem exceção, culpavam os pais pelas loucuras e desmandos das filhas. Essa era uma postura recorrente entre os terapeutas da época. Foi então que Phyllis e David, apoiados por Ted Wachtel (conselheiro escolar), começaram a se reunir com os pais dos amigos de suas filhas e deram início a organização do Toughlove. Grupo de auto e mútua ajuda para Pais, cujos filhos apresentavam problemas de comportamento.
Padre Haroldo J. Rahm, jesuita nascido no Texas – EUA. já brasileiro, morando no Brasil desde 1964 e tendo feito de sua vida uma vida de serviços à jovens, mantinha em Campinas/SP uma Comunidade Terapêutica para recuperação de dependentes de álcool e outras drogas. No começo dos anos oitenta, ao tomar conhecimento desta proposta americana, imediatamente adotou-a. Daí à tradução do livro e a tentativa da organização do grupo no Brasil foi um salto. Em 1985. Mara Silvia Carvalho de Menezes, à frente do movimento, adaptou o programa AMOR-EXIGENTE – AE ao contexto brasileiro e apresentou o novo programa durante uma reunião no Centro Social da Igreja Nossa Senhora das Dores, no Cambuí, em Campinas.
Princípios Básicos: os princípios comportamentais do amor-Exigente podem ser o começo de uma Nova Qualidade de Vida. Quem leva para a sua vida esses valores torna-se cada dia melhor e passa a ser uma nova pessoa.
1º Identificador – Os problemas da família tem raízes na estruturação atual da sociedade.
2º Humanizador – Os pais também são gente.
3º Protetor – Os recursos são limitados.
4º Valorizador – Pais e filhos não são iguais.
5º Libertador – O sentimento de culpa torna as pessoas indefesas e sem ação.
6º Influenciador – O comportamento dos filhos afeta os pais, o comportamento dos pais afeta os filhos.
7º Preparador – Tomar atitude precipita crise.
8º Esperançador – Da crise bem administrada, surge a possibilidade de mudança positiva.
9º Apoiador – Na comunidade, as famílias precisam dar e receber apoio.
10º Cooperador – A essência da família repousa na cooperação, não só na convivência.
11º Organizador – A exigência na disciplina tem o objetivo de ordenar e organizar a nossa vida e a de toda família.
12º Compensador – O amor com respeito, sem egoísmo, sem comodismo dever ser também um amor que orienta, educa e exige.
Princípios Éticos Familiares: a prevenção se faz sendo ético, vivenciando virtudes, tendo coerência, desenvolvendo qualidades.
1º Respeito – Respeitar a dignidade da pessoa humana.
2º Sigilo – Manter sigilo em relação a conversas e segredos que lhe são confiados, insistindo, porém, na necessidade de partilhar a situação com o grupo familiar.
3º Fidelidade – Ser fiel, honesto e verdadeiro na vivência e na transmissão da proposta de vida de sua família.
4º Obediência – respeitar e cumprir as regras dos “grupos” onde você vive e atua.
5º Bondade – Transmitir os princípios e os valores da família, observando as possibilidades de cada um dos seus membros.
6º Fraternidade – Relacionar-se fraternalmente e com respeito em seu grupo familiar.
7º Solidariedade – Agir com respeito e fraternidade no relacionamento com seus parentes e afins.
8º Doação – Manter o caráter cooperativo e voluntário em seu grupo familiar.
9º Coragem – Partilhar no grupo familiar eventuais situações incompatíveis com sua proposta de vida.
10º Espiritualidade – Promover a espiritualidade do seu grupo familiar respeitando as opções de cada um.
11º Honestidade – Promover a cooperação familiar, evitando obter vantagens pessoais.
12º Paz – Evitar disputas financeiras, disputas de poder e outras divergências entre os seus.