O mentor financeiro pode ser um “médico” da Saúde Financeira?
O profissional que cuida da sua Saúde Física é o médico e o que cuida da sua Saúde Financeira pode ser sim o seu mentor financeiro. É preferível pensar preventivamente.
Para criar uma analogia, citarei um episodio vivido por mim quanto a minha Saúde Física. Em um pretérito não tão distante, passei por três crises renais em apenas uma semana, sendo que nesta última o médico disse: passará por procedimento para a retirada dos cálculos, ainda hoje!
“Primeiro de tudo, o termo cálculo renal nada mais é do que uma designação médica para conceituar um problema bastante comum, que é popularmente conhecido como pedra nos rins! Contudo, existem quatro tipos de cálculos renais que devemos levar em consideração. Eles são o cálculo de cálcio (sendo o mais comum), o cálculo de cistina (que tende a ocorrer em pessoas que já possuem um quadro crônico de problemas renais chamados de cistinúria), o cálculo de ácido úrico, que tende a ser mais comum no sexo masculino, e o cálculo de estruvita (que são causados por bactérias e também os que mais crescem e tendem a bloquear os pontos do sistema urinário).”
As doenças assintomáticas não causam dor ou qualquer outro tipo de desconforto, o que faz com que o paciente não seja motivado a procurar um médico para um diagnóstico e tratamento corretos. Algumas das doenças assintomáticas mais comuns são a hipertensão arterial, a diabetes, a hipercolesterolemia, a anemia, a insuficiência renal crônica e a doença de Alzheimer.
O tratamento destas doenças depende do diagnóstico. Além disso, o diagnóstico precoce é muito importante para o sucesso do tratamento. Por isso, os médicos recomendam que as pessoas façam exames preventivos e de rotina periodicamente. Assim, é possível detectar rapidamente a presença de alguma destas doenças e iniciar o tratamento adequado para mantê-las sob controle.
Assim como a crise renal que passei, estas “pedras” não cresceram da noite para o dia, tantas outras são as doenças silenciosas e assintomáticas que, por determinadas circunstancias, acabam se manifestando. Graças a Deus, o avanço da medicina e os diferentes exames podem diagnosticar diferentes enfermidades a tempo de serem tratadas. Talvez nunca tenha parado para fazer está analogia entre sua Saúde Física e sua Saúde Financeira. A prevenção, por meio de diagnósticos precoces, geralmente leva a soluções mais eficazes e a tratamentos menos amargos, caros ou dolorosos, essas tomadas de decisões afetam o bem-estar e a estabilidade de uma pessoa.
A Saúde Financeira é igualmente importante, pois ajuda a manter um estilo de vida saudável e seguro. Ela envolve a tomada de decisões conscientes sobre como gastar e economizar dinheiro, bem como a gestão de riscos financeiros. Quando se tem Saúde Financeira, se tem a segurança de que o seu bem-estar financeiro não será comprometido.
Sinais discretos e invisíveis como alguém que consome totalmente a sua renda com suas despesas (não importa que valor seja)! Aparentemente parece estar tudo bem, contudo, quando a capacidade de gerar renda diminui (questões físicas e/ou emocionais) isso pode gerar um impacto no cuidado consigo próprio, por nunca ter pensado nos seus ciclos de vida, correndo forte risco de privações.
Muitos são os cuidados com seu condicionamento físico e sua nutrição, buscando auxilio de profissionais capacitados para tanto, buscando sua melhor performance. O Seu dinheiro merece a mesma atenção. Ainda que você imagine que esta tudo sob controle (previdência, futura herança, etc.) um profissional capacitado, certamente, encontrará pontos de melhorias.
Raríssimos são os casos em que não há nada a ser feito.
Portanto, é importante ter Saúde Física e Financeira para que se possa viver de forma saudável e satisfatória.