Não existe magica
A “melhor” opção de investimento para você não é a mesma para o outro, pois cada pessoal tem diferentes perfis comportamentais e diferentes objetivos financeiros.
Os prós e contras de forma exacerbada de produtos de investimentos devem ser considerados com muita reserva. Pontos positivos e negativos não devem ser definitivos para sua escolha, pois trata-se de uma decisão estritamente pessoal.
Objetivos claros e definidos auxiliam no melhor caminho para seus investimentos.
Considere seus objetivos pessoais de maneira clara e definida, e não apenas a opção mais rentável, pois talvez esta não esteja alinhada com a sua Liberdade Financeira Integral.
Objetivos claros e definidos auxiliam na solidez da estratégia da sua gestão de investimentos. Ter em mente que uma longa maratona inicia com seu 1º passo, sua jornada inicial de investimentos também é traduzida com pequenos ganhos. Portanto, ter claro que a consistência é mais importante que a intensidade.
Foco x atalhos
Manter-se focado é determinante para o sucesso de suas aplicações. Esmorecer faz você considerar atalhos e certamente enfrentara frustrações desnecessárias. Se assim não for, certamente decidirá engrossar as decisões obsoletas de produtos como a poupança ou ainda títulos de capitalização.
Praticamente todos os consultores financeiros, inclusive eu, defendem que investidores abandonem a caderneta de poupança. Trata-se de um produto de baixa rentabilidade e liquidez apenas razoável. Porém, quem tem pouco dinheiro nem sempre é atraído pelas alternativas por saber que os ganhos serão baixos no início.
Não se manter focado e devidamente motivado pelo lento inicio da gestão dos seus investimentos pode levar você aos títulos de capitalização ou ainda a poupança. Criando a retorica que se tudo der errado pelo menos estarei acumulando algum dinheiro. Mas, claro que não consideram a variável inflação que corroerá este montante. Existem opções bem mais inteligentes que títulos de capitalização e poupança.
Conhecimento é libertador
Foco e motivação para manter seus objetivos claros e definidos são fundamentais para suas melhores escolhas. Mas é necessário conhecer os produtos disponíveis no mercado.
Considere essa iniciativa imprescindível antes de uma conversa com o seu mentor financeiro ou ainda o seu gerente de banco. Mitigue os riscos e oportunidades dos diferentes produtos para que tenha um conhecimento mínimo necessário para discutir com seu mentor financeiro. Hoje estas informações são de fácil acesso, inclusive no portal do seu próprio banco.
Conhecimento não basta
Ter conhecimento é necessário, mas não basta, o exercício no campo de batalha, lhe trará vivência do mercado, e fique claro que não é sobre ganhar ou perder, mas sempre aprender. Aprenda o funcionamento do mercado.
Entenda que o mais sagaz dos investidores também sofre os reveses do mercado. Este é muito volátil, portanto requer uma atualização constante acerca das suas movimentações.
Tornar-se bom investidor é saber decidir melhor e principalmente entender suas perdas e ganhos. Para aprender a caminhar neste mercado novos conhecimentos, novas escolhas e lamber suas feridas são pré-requisitos fundamentais para que suas cicatrizes te condicionem uma maior experiência.
Tenha um mentor para auxilia-lo
Uma variável inequívoca para uma melhor experiência é o fator tempo (anos). Tenha um mentor financeiro ao longo desta jornada para não perder tempo com coisas desnecessárias. Sua trajetória não é a do seu amigo, tão pouco a do amigo do amigo. Faça o seu caminho e considere a sua estratégia junto ao seu mentor, e o momento de decisões mais arrojadas chegará. Seja consistente ao longo do tempo e lembre-se que não é sobre o maior ganho, mas sim as melhores escolhas que te aproximem dos seus objetivos financeiros claros e definidos.