Objetivos claros e definidos ajudam a decidir melhores investimentos.
Sem saber para onde deseja caminhar, o que menos importa é a rentabilidade da sua escolha. Ainda que opte por uma escolha mais rentável, não significa que seja a melhor para você, é preciso considerar o alinhamento em relação aos seus objetivos financeiros.
Sabendo a direção dos seus passos a estratégia dos seus investimentos tende a sofrer menos oscilações. Todo começo é discreto e pouco rentável, mas é justamente a recorrência e longevidade da sua estratégia que trará o resultado.
Sobe x Desce Emocional
Os picos e vales emocionais fazem parte da existência humana, não é diferente quando falamos da sua Gestão de Investimentos. Não foque apenas em motivação ou melhora, determine a transformação da sua Saúde Financeira e da sua vida.
Vários especialistas financeiros, inclusive eu, defendemos que investidores abandonem a caderneta de poupança. Produto de baixa rentabilidade e liquidez apenas razoável. Quem não cuida da sua Saúde Financeira e poucos são os recursos iniciais para investimentos, acabam não sendo atraídos devido aos baixos retornos iniciais.
Baixos retornos iniciais de investimentos leva algumas pessoas aos títulos de capitalização. Como em um jogo de azar, esses poupadores se deixam levar – ainda que remota – de receber prêmios substanciais. Imaginam que se tudo der errado e não forem sorteados, ao menos terão juntado algum dinheiro. Ignorando o fato de quem na capitalização, o montante é corroído pela inflação. Saiba que existem escolhas mais inteligentes do que a poupança e títulos de capitalização mesmo para quem investe pouco.
Conte sempre com um mentor
O ganho da experiência tem relação direta com o tempo. Em meio a este aprendizado é importante a orientação do mentor, consultor ou gerente. Invariavelmente a prudência pressupõe conservadorismo neste início de relação.
Creia você ouvirá: “Conheço colegas que investem em renda variável e ganham muito mais.” Entenda, que as personalizações das estradas para diferentes produtos chegarão ao seu tempo. Para tanto é preciso tempo e o mentor sabe lhe dar com isso. Não é apenas sobre rentabilidade, mas a conquista dos objetivos desenhados nos seus ciclos de vida.
A importância da recorrência
Qual a razão deste conservadorismo no início? Simples: o mentor entende a jornada de investimentos com a necessidade da recorrência e disciplina. Diversos são os exemplos de consequências desastrosas por falta de respeito a construção do processo da gestão de investimentos. Sem respeitar a relação de produto x tempo e também considerar a variação do mercado, a lição de perdas acontecerá rapidamente. Bons mentores financeiros auxiliam os investidores a irem mais longe e caminharem um passo por vez.
Alinhe suas expectativas
Ouvir dizer e até mesmo exemplos pontuais não significam regra. Qual o custo beneficio de determinado resultado? Com qual frequência isso acontece?
Construir a sua Liberdade Financeira Integral requer tranquilidade, para escolhas inteligentes e respeitar o processo natural de todas as coisas, ou seja, planta-se uma semente, espera crescer, faz-se as podas necessárias e ai sim colhe-se os frutos. É preciso entender a sua Distribuição Patrimonial Financeira (Reserva de Emergência, Projetos de vida (Curto, Médio e Longo) e Liberdade Financeira Integral. Não faça esse processo sem auxilio, você não precisa, conte com um mentor financeiro, gerente, e que sejam devidamente capacitados.
E, lembre-se: não é sobre quanto dinheiro você tem, mas como cuida do que tem.